Da educação religiosa a um romance intenso, a vida de Ismael é cercada dos mistérios, dos mais religiosos aos mais terrenos. O personagem principal do romance “Balada do Longe” guarda semelhanças com seu autor, Fernando Nunes, alagoano morando em Curitiba, o que dá um toque bem pessoal até para o leitor. O livro, curto e cativante, foi lançado de maneira independente, disponível para leitura online e download.

Músico e poeta, Nunes destila referências a canções que ouvia enquanto escrevia esse primeiro romance – de Maria Bethânia e Damien Rice a Madonna e Jards Macalé – que ele organizou em uma playlist, o que torna a leitura de “Balada do Longe” bem sensorial.

A influência da poesia em seus escritos é forte, em frases bem construídas e cheias de cadência. As metáforas aparecem nos menores detalhes. Nunes é um grande poeta e usa seu talento na prosa ao organizar capítulos curtos, separados por citações bíblicas. Frases como “O pior sentimento que o homem pode ter é de que lhe falta um pedaço da alma” fazem parar a leitura para refletir além do texto. Enquanto isso, versículos como “por isso amareis o estrangeiro, pois fostes estrangeiros no Egito” reafirmam constantemente a situação de Ismael, sua religiosidade, seu estranhamento em outra cidade e sua busca pelos mistérios.

Narrado em primeira pessoa, “Balada do Longe” intercala essas posições sociais com rapidez – religioso, estrangeiro, homossexual – em uma narrativa psicológica. Os conflitos externos refletem os conflitos internos, tão poderosos quanto. Idas e vindas na história ajudam a entender Ismael e seus sentimentos, e criam um suspense em relação a Lorenzo, o homem que o faz sair de sua terra natal. Ismael envolve facilmente o leitor em sua narrativa que, ainda que curta, se faz marcante a cada capítulo. O final é surpreendente e abre espaço para questionamentos, não só do que acontece na história e o que ela representa, como também do que podemos aprender com o olhar atento e minucioso de Ismael em sua própria vida.

Religião e sexualidade no romance "Balada do Longe"
4.5Pontuação geral
CAPA
REVISÃO
DIAGRAMAÇÃO
ORIGINALIDADE
PERSONAGENS
DESENVOLVIMENTO
Votação do leitor 0 Votos

Comentários