Autor de mais de 20 livros, entre eles o bestseller A alma imoral, o rabino Nilton Bonder faz uma reflexão inovadora e profunda sobre o lugar da política e do partidarismo no inédito Alma & política, que ele lança na próxima semana, com sessões de autógrafos no Rio de Janeiro, no dia 10 de abril, terça-feira, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, e em São Paulo, na quinta-feira, 12, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Ambos os eventos acontecem a partir das 19h.

Rabino da Congregação Judaica do Brasil, reconhecido internacionalmente como um dos maiores intérpretes da antiga sabedoria judaica e também como um ativo defensor e promotor do ecumenismo religioso, Bonder resgata, no novo livro, dois antigos conceitos da tradição judaica – Mekil, o leniente, e Machmir, o intransigente – para pensar o sectarismo político. Segundo o autor, estes dois modi operandi básicos deram origem aos embates entre liberal e conservador, esquerda e direita, Democrata e Republicano – resumidamente as duas linhas preponderantes de pensamento político –, e até hoje definem tendências pessoais que afetam nossa opinião e julgamento sobre os fatos.

Descrevendo essas tendências pessoais como “tipos de alma”, defaults imutáveis de nossa identidade, Bonder mostra como nossas inclinações respondem pelas distorções que muitas vezes fazemos do que é real em função de nossa essência mais liberal ou conservadora, e aponta para uma curiosa intercessão entre política e espiritualidade na caminhada de aperfeiçoamento do ser humano. Ao mesmo tempo, oferece pistas de como retificar nosso partidarismo, buscando caminhos para que essas inclinações não se radicalizem a ponto de impedir o respeito e a convivência harmoniosa entre pessoas que pensam de formas diferentes. Em ano de eleição e numa época marcada pela disseminação de discursos radicais, Alma & política é um convite à reflexão sobre as motivações políticas individuais e seus desdobramentos na vida em sociedade.

Lançamento de Alma & política, de Nilton Bonder

Rio de Janeiro

10 de abril (terça-feira) 19h

Livraria da Travessa Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 loja 205)

São Paulo

12 de abril (quinta-feira) 19h

Livraria Cultura Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073)

Título: Alma & política

Autor: Nilton Bonder

Páginas: 192

Preço: R$ 29,90

Comentários