Se o que faltava em sua lista era uma série de comédia realmente engraçada, leve e que ao mesmo tempo trata de assuntos importantes, sua procura acabou. Conheça “One Day at a Time”, uma série original Netflix que você provavelmente não conhece porque a única divulgação é feita pelos fãs! É um desperdício uma série tão boa não ter o reconhecimento merecido, então se prepare para conhecer alguns motivos pelos quais vale a pena assisti-la (sem spoilers!).

O enredo de “One Day at a Time” foca na vida de uma família de origem cubana que vive nos Estados Unidos da América, os Alvarez. Essa família consiste em Alex, um alegre pré-adolescente que tenta ganhar popularidade na escola; numa adolescente militante, Elena, que está descobrindo a própria sexualidade; na mãe de ambos, Penélope, uma enfermeira ex-militar; e na avó Lydia, uma cubana muito religiosa que sente falta da terra natal. Pode parecer que a religiosidade e o militarismo presentes nessa família façam com que ela seja extremamente conservadora, mas é exatamente o contrário: Penélope e Lydia estão sempre se esforçando para conciliar suas crenças e o bem-estar da família e são muito presentes na vida dos mais jovens, garantindo apoio em qualquer situação. Penélope, a protagonista, está sempre muito atarefada trabalhando para superar os problemas financeiros e sustentar, sozinha, a família. Além disso, enfrenta transtornos psicológicos causados pela guerra. Apesar das adversidades, faz o impossível para dar o suporte necessário para a mãe e os filhos.

Outros personagens importantes são Schneider, vizinho da família, e Dr. Leslie Berkowitz, chefe de Penélope e interesse amoroso de Lydia, que nega a atração pelo médico. Ambos enfrentam problemas familiares e são muito próximos da família cubana, apoiando e sendo apoiados por ela, mesmo vindos de realidades tão diferentes da dos Alvarez.

É inegável que, apesar de todos os personagens conseguirem nos fazer rir, a parte cômica de “One Day at a Time” conta majoritariamente com Lydia, a estrela da série. É impossível se manter séria diante da graciosa abuelita, uma ex-dançarina de personalidade forte. Elena é uma das principais responsáveis por trazer discussões atuais para a família tradicional, como gênero e sexualidade, o que gera diálogos incríveis. Também são abordadas questões como controle de armas nos Estados Unidos e, claro, imigração latina, assunto que influencia todos os integrantes dessa família.

A série de 2017 é baseada na sitcom de 1975 de mesmo nome e conta com duas temporadas, disponíveis na plataforma Netflix, de treze episódios de, aproximadamente, 25 minutos. Os episódios são perfeitos para relaxar e passar o tempo e, concomitantemente, refletir sobre assuntos que a maioria das séries escolhe não abordar. Além disso, é fácil se conectar com os personagens e gerar empatia por eles. Não deixe de se juntar a essa família latino-americana, a diversão é garantida!

Comentários