A partir de dia 04 de julho quarta-feira, até o dia 07 no sábado, a cidade de Bonito/MS vai ser palco da 4ª Feira Literária de Bonito – FLIBONITO. Este projeto foi iniciado em 2015 com o intuito de incluir a Literatura enquanto um processo que permite uma profunda reflexão teórica e filosófica sobre questões as quais envolvem alguns dos dilemas da sociedade pós-moderna como territorialidade, pertencimento e sustentabilidade.

A Feira, realizada na Praça da Liberdade (praça central da cidade de Bonito), funciona como um grande espaço de troca entre os principais artistas do espetáculo que tem na literatura o seu palco, ou seja, o leitor, o livro e o autor. Com este intuito a proposta do projeto articula uma relação entre estes três elementos fazendo com que os leitores tenham acesso ao livro e aos autores, os quais se dispõem a falar do seu ofício diretamente ao público participante do evento.

Desde a primeira edição a Feira homenageia nomes da literatura brasileira: em 2015 foi Manoel de Barros, um dos maiores nomes da poesia de Mato Grosso do Sul. Em 2016, o homenageado foi  Lobivar Matos, outro nome da literatura do estado. No ano de 2017, foi a vez das mulheres serem homenageadas com Clarice Lispector e Maria de Glória Sá Rosa compondo o quadro das homenagens.

Agora em 2018 a FLIBONITO segue as pegadas de Carlos Drummond de Andrade e de Ulisses Serra. De acordo com a página oficial do evento, a proposta deste ano é de “abarcar o mundo com as mãos, com os olhos e com as palavras”. Isto porque, Na opinião dos organizadores não há nada mais libertador para o ser humano que o domínio da palavra em todas as suas expressões e potencialidades.

O projeto da feira visa à formação de leitores para todos os tipos de texto, sendo, portanto, uma grande experiência de troca que possibilita uma atitude reflexiva em relação à educação, permeando caminhos que envolvem a cidadania.

A feira será palco de diversas atrações musicais, espetáculos teatrais, oficinas de criação literária e livros artesanais, além de palestras e sessões onde os leitores poderão dialogar diretamente com os autores das obras literárias. Entre os nomes confirmados que participarão da FLIBONITO neste ano estão: Emmanuel Marinho, Marina Peralta, Antônio Pitanga, Camila Pitanga, Luciano Serafim, Ignácio de Loyola Brandão, Elisa Lucinda e Chico César.

A programação completa está disponível em http://flibonito.com.br/a-flibonito/

Comentários