Se você é alguém conservador e trata as palavras pênis, vagina e ânus como palavrões, por favor passe bem longe dessa série. Aqui o roteiro não mede esforços em deixar bem claro que estão brincando com as frustrações da realidade daqueles que estão deixando de ser criança.

Eu li por aí coisas do tipo “nerflix” esta promovendo a sexualização de crianças”, eu sei que toda ficção é passível de interpretações, mas será possível que você não tenha passado pela puberdade, sem a maioria das informações necessárias. Gosto como a narrativa brinca, transformando nossas descobertas e inseguranças em monstros imaginários.

A serie é para um público mais velho, acho que com o intuito de mostrar aos adultos que os tabus da sociedade são meras formalidades que só atrapalham, ao invés de contribuir. Por outro lado a história serviria muito bem como um manual de autoconhecimento para qualquer pessoa pré-adolescente.

O ponto chave que me desperta mais interesse por produções como essa nas plataformas alternativas, seja na TV a cabo ou streaming, são as liberdades criativas que permitem fazer com que seus criadores ousem de todas as maneiras. Obviamente Big Mouth não seria apresentado da mesma forma se tivesse sido produzido em algum canal aberto e olha que muita coisa tem mudado ao longo desses anos, a Cartoon Network por exemplo, nos mostra muitos desenhos “alternativos” e trata questões como relacionamentos homo afetivos, identidade de gênero e até mesmo tabus como pais solteiros, de forma subliminar. Gosto de dizer que há alguns anos a Cartoon não produz mais desenhos somente para crianças, claro para o público livre, mas de certa forma ele acerta em cheio adultos, tanto pela simplicidade em seus traços como pela complexidade encontrada em suas tramas. A história está ali, o romance LGBT+ está ali e as questões de gênero também, mas como isso é contado soa tão despretensioso em sua maneira sutil que aos poucos as crianças vão entendendo que essas coisas existem na sociedade e que podem e devem ser vistas como normal, isso definitivamente não tem preço.

Eu acho extremamente necessário falar sobre esses assuntos, ninguém pode fugir disso e é melhor que a criança esteja preparada para esses monstros imaginários, sou sempre a favor de um bom diálogo. Falem sobre.

 

A peculiaridade necessária de Big Mouth
4.9Pontuação geral
Originalidade
Fotografia
Trilha sonora
Atuações
Desenvolvimento

Comentários